ALCE LANÇARÁ PROGRAMA JORNADA PELA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

26 de de 2019

Neste primeiro momento, a Jornada atuará na prevenção e combate ao abuso e exploração sexual infantil. O lançamento está previsto para a segunda quinzena de outubro, em Caucaia


A Comissão da Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa aprovou, nesta manhã (26/09), requerimento de autoria da presidente do colegiado, deputada Érika Amorim (PSD), que solicita a realização do evento de lançamento da “Jornada pela Infância e Adolescência”, no Centro Municipal de Formação e Avaliação (CEMFA), no município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza.

“Trata-se de um programa que irá atuar na promoção para prevenção e defesa dos direitos de nossas crianças e adolescentes em todo o Estado, a partir da entidade escolar, capacitando professores, alunos e membros do Sistema de Garantia de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes (SGDHCA)”, justifica a deputada. De acordo com ela, neste primeiro momento, a Jornada atuará na prevenção e combate ao abuso e exploração sexual infantil.

“O lançamento está previsto para a segunda quinzena de outubro em Caucaia por ser uma cidade que apresenta pontos críticos no que diz respeito ao abuso e exploração sexual de crianças, apontados pelo programa Mapear, da Polícia Rodoviária Federal no Ceará”, afirma a deputada.

O programa será feito em parceria com os municípios do Estado e entidades que integram o SGDHCA, na atuação de diversas temáticas, bem como Educação, Saúde, Cultura, Esporte e Lazer, Direitos Humanos, Proteção Social e Cidadania.

A deputada informa ainda que, por meio de encontros, palestras, audiências públicas e ações intersetoriais, serão reforçadas e instaladas ações de promoção de direitos e a prevenção de violações contra este público, além de formar profissionais na identificação de violações e informar a sociedade sobre os canais de denúncia.

Participaram da 15ª reunião ordinária da comissão a vice-presidente do colegiado, deputada Augusta Brito (PcdoB) e o deputado Nizo Costa (PSB), além de representantes de diversos órgãos que irão colaborar com o projeto.