Dia Estadual do Mediador Comunitário é celebrado com sessão solene na Assembleia Legislativa

13 de de 2021

A deputada Érika Amorim é autora do requerimento.

Sessão solene.

A Assembleia Legislativa, atendendo a requerimento da deputada Érika Amorim (PSD), prestou homenagem nesta terça-feira (13) aos mediadores de conflito do Estado, em alusão ao Dia do Mediador Comunitário, celebrado hoje. A sessão solene foi realizada de forma virtual. 

De acordo com a deputada, “trata-se de um singelo e justo reconhecimento à atuação dos mediadores cearenses, considerando que eles são multiplicadores de bons exemplos e comprometidos com o bem-estar coletivo”.

“A cultura de paz se dá por meio de uma visão de mundo que busca mediar e resolver conflitos. Nesse sentido, o olhar do acolhimento, do entendimento de que o amor ao próximo deve ser constante nas nossas vidas é o que faz da mediação comunitária um meio de efetivação da pacificação social”, salientou Érika Amorim, terceira secretária da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. 

A titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Estado, Socorro França, destacou que o Ceará foi pioneiro no País na criação de uma mediação comunitária. “A partir da criação, em 1977, essa política tomou corpo, com a criação de uma lei nacional. Mas no Ceará nós fomos além, porque entendemos efetivamente que a mediação tinha que partir da própria comunidade, com as pessoas da própria comunidade”, apontou.

A promotora de Justiça e coordenadora do Programa de Núcleos de Mediação Comunitária (PRONUMEC), Ana Claudia Uchoa de Albuquerque, avaliou a data como de grande importância, por reconhecer um trabalho que é modelo a ser seguido por diversos estados do Brasil. 

Na avaliação do procurador-geral de Justiça Plácido Barroso Rios, são os mediadores comunitários “as figuras que saem todos os dias de suas casas para levar a paz em um mundo cercado de conflitos”. Ele manifestou apreço e admiração pelo trabalho desses profissionais.

Em agradecimento à homenagem, a supervisora do Núcleo de Mediação do município de Caucaia, Renata Ximenes Lopes, expressou gratidão com o reconhecimento do Poder Legislativo, enfatizando a importância do papel do mediador. Na ocasião, foram homenageados os Núcleos de Mediação dos bairros Pirambu, José Walter, Parangaba, Bom Jardim e Antônio Bezerra, em Fortaleza; além dos Núcleos Jurema e Fatene, do município de Caucaia; e os Núcleos dos municípios de Pacatuba, Maracanaú, Sobral, Forquilha, assim como o Núcleo de Mediação Itinerante.

Com informações da Agência Assembleia