Érika Amorim denuncia ação violenta na retirada de barracas no Cauípe

06 de Maio de 2021

A ação aconteceu no dia 30 de abril, em que agentes da Prefeitura de Caucaia retiraram trabalhadores das barracas daquela região.

Foto: Jose Leomar

Durante a segundo expediente da sessão plenária desta quinta-feira (6), a terceira secretária da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, deputada Érika Amorim (PSD), ocupou a tribuna do Plenário 13 de Maio para prestar solidariedade a dezenas de trabalhadores que foram retirados, de forma truculenta, de suas barracas na Barra do Cauípe, no município de Caucaia. 

A ação, lembrou a parlamentar, aconteceu no dia 30 de abril. “Agentes da Prefeitura de Caucaia retiraram trabalhadores das barracas daquela região, sem ao menos apresentar qualquer documentação que justificasse o ato”, denunciou a deputada.

De acordo com ela, os agentes públicos não apresentaram documento judicial algum. “São famílias que, em meio a pandemia e a crise econômica que assola todo o país, tiveram seu ganha pão interrompido. A Prefeitura de Caucaia não nos deu até agora nenhuma justificativa plausível”, alertou. 

Conforme ela, o prefeito da cidade alegou que o ato seguia uma ordem judicial e nunca apresentou documento referente ao suposto processo. Posteriormente, o prefeito justificou a ação como uma recomendação do Ministério Público Federal e nada apresentou. “O ato também foi associado à recomendação do Ministério Público Estadual e, mais uma vez, nada de comprovação. Por fim, apresentou um suposto plano de requalificação da área que ninguém tinha conhecimento prévio”, contestou.

Segurança

A parlamentar destacou, também, a mensagem do Governo que visa a realização de concurso público para 2.200 policiais militares. Ela ressalta  que a medida vem fortalecer a segurança pública e viabilizar pessoal para a implantação do Batalhão do Raio nos municípios com mais de 30 mil habitantes. “É um pleito do nosso mandato. Com a iniciativa, o governador Camilo Santana atende ao requerimento de minha autoria que pede a instalação do 2º BPRaio para o município de Caucaia”, comemorou.