Érika Amorim visita instalações da Maternidade Escola Assis Chateaubriand e conhece Ambulatório do Adolescente

03 de Fevereiro de 2021

Visita faz parta da programação em alusão à Semana Estadual de Prevenção à Gravidez na Adolescência

Divulgação

Como parte da Semana Estadual de Prevenção à Gravidez na Adolescência, a deputada Érika Amorim visitou, na manhã desta quarta-feira (3/2), o Ambulatório do Adolescente, localizado nas instalações da Maternidade Escola Assis Chateaubriand que, além do cuidado com as grávidas, atua também na prevenção à gravidez. A parlamentar, autora da Lei que instituiu a semana no Estado, foi recebida pela Profa. Dra. Zenilda Bruno, idealizadora do ambulatório em 1987. 

“Viemos conhecer de forma mais próxima a estrutura e a rotina de atendimentos para atuarmos de forma cada vez mais assertiva. Precisamos ouvir e conhecer para, quando elaborarmos um Projeto de Lei, por exemplo, ele contemple exatamente o que é necessário”, pontuou Érika Amorim, que assumiu a Terceira Secretaria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) para o biênio 2021-2022. Érika presidiu por dois anos a Comissão da Infância e da Adolescência na Casa. 

À frente do Ambulatório, a Profa. Dra. Zenilda Bruno reforçou a importância de ações como a Semana. “Medidas informativas, como trabalho educativo nas escolas, representam uma diminuição na incidência dos casos, mostrando que precisamos intensificar ações, atingindo principalmente o interior”, afirmou. De acordo com ela, os municípios com dados mais alarmantes são Camocim, Crateús, Tauá e Canindé: mais de 20% dos partos são de adolescentes.

Ela pontuou, ainda, a importância da visita da parlamentar. “Podemos mostrar nossa atuação, buscar melhorias e encontrar soluções. E o trabalho do deputado, do Poder Legislativo, é de extrema importância porque é lá onde nascem as leis. Precisamos estar alinhados”, afirmou Zenilda. 

PROGRAMAÇÃO 

Além da visita ao Ambulatório, a Semana Estadual de Prevenção da Gravidez na Adolescência contou com a participação da deputada em um Webinário promovido pelo Governo Federal e com uma série de publicações informativas nas redes sociais da parlamentar (@deputadaerikaamorim). Uma live com especialistas será realizada nesta quinta-feira (4/2).

SAIBA MAIS

A Semana Estadual de Prevenção da Gravidez na Adolescência foi instituída no Ceará (Lei nº 17.282), sancionada pelo governador Camilo Santana em 11 de setembro de 2020, é oriunda do projeto de lei 182/20, de autoria da deputada Érika Amorim (PSD), aprovado na Assembleia Legislativa.