Deputada comemora conquista de Caucaia com o Selo Unicef 2017-2020

17 de Dezembro de 2020

Depois de 12 anos de espera, Caucaia, segundo maior município do Ceará, reconquista o Selo Unicef. "Muito feliz em ver que 115 cidades do nosso Ceará!


Depois de 12 anos de espera, Caucaia, segundo maior município do Ceará, reconquista o Selo Unicef. "Muito feliz em ver que 115 cidades do nosso Ceará!  Foram avaliados municípios que fortaleceram políticas públicas orientadas à infância e à adolescência. Foi um aumento significativo, visto que na edição anterior, 2013-2016, o Estado teve 83 cidades certificadas", comemorou a parlamentar.


O engajamento de Érika na reconquista do selo vem muito antes do mandato de deputada estadual. Enquanto ainda era somente primeira-dama da cidade, inscreveu o município na disputa, em 1º de setembro de 2017.


Foram diversas reuniões. "O secretariado municipal cujas políticas são diretamente avaliadas pelo prêmio inciariam essa mobilização desde então. Nosso objetivo é mostrar que Caucaia pode, sim, recuperar o tempo perdido sobretudo na infância", destacou.


Para ela, o resultado é fruto de um trabalho intersetorial que buscou alcançar crianças e adolescentes excluídos das políticas públicas, melhorando a qualidade das já existentes, prevenindo e enfrentando as formas extremas de violência contra o público infantojuvenil e promovendo a participação da comunidade, especialmente de  adolescentes, através dos Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (Nucas).


Uma das ações prioritárias para Caucaia conquistar o Selo Unicef, o Busca Ativa Escolar não só cumpriu o papel ao qual se propôs, como superou a meta estabelecida pelo Unicef. "Um ano antes de o resultado ser divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, o projeto trouxe de volta às escolas da Prefeitura 858 crianças e adolescentes. A meta era 857. Feliz demais em ter feito parte disso tudo", concluiu.