ÉRIKA AMORIM DESTINA EMENDA PARLAMENTAR PARA ACABAR COM AS FILAS DA SAÚDE EM CAUCAIA

11 de Março de 2020

Com a verba, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), anunciou a realização de 3.452 cirurgias eletivas para a redução de filas nos principais hospitais municipais.


 A deputada Érika Amorim (PSD) participou, na manhã desta quarta-feira (11/03), da cerimônia de lançamento da campanha  “A Fila Anda”. Trata-se de um mutirão da saúde para a redução da fila de cirurgias eletivas. O evento aconteceu no auditório do Convento das Irmãs Cordimarianas, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), anunciou a realização de 3.452 cirurgias eletivas para a redução de filas nos principais hospitais municipais.

O mutirão será realizado com recursos oriundos de uma emenda parlamentar da deputada, no valor de R$ 750 mil, e de uma portaria do Ministério da Saúde. Segundo Érika Amorim, serão contempladas diversas especialidades como traumatologia, ginecologia, oftalmologia e cirurgias gerais, em procedimentos de hérnia, vesícula, vasectomia, histerectomia, laqueadura e mastectomia. "Todas serão realizadas no Hospital Municipal Doutor Abelardo Gadelha da Rocha, Maternidade Santa Terezinha, Centro de Excelência Oftalmológica e clínicas oftalmológicas parceiras", destaca ela.

“Caucaia realiza estas cirurgias diariamente. Mas unidos, com o apoio desta emenda, vamos garantir redução das filas e mais rapidez no atendimento ao caucaiense”, destacou o prefeito Naumi Amorim. Para Moacir Soares, titular da pasta da saúde em Caucaia, o mutirão garantirá celeridade no atendimento ao usuário do município. “O que é uma cirurgia eletiva hoje, pode se tornar uma cirurgia de urgência amanhã. Com este mutirão, vamos reavaliar a fila de espera e garantir o procedimento para todos”, ressaltou.  

No evento esteve presente a coordenadora da área descentralizada de saúde da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), Verônica Moraes, representando o titular da pasta, dr. Cabeto. Os vereadores Germana Sales, Eduardo Solon, Mersinho, Fernando do Picuí, Pastor Dalmácio e Lauro Arruda, também, prestigiaram a cerimônia.